terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cinema na Sede da Associação Febre Amarela



A Associação Febre Amarela, vai iniciar sessões de cinema na sua sede no Jackson, ás quintas-feiras. As entradas são livres. A F.A. está tambem aberta a sugestões/opiniões e colaborações de todos em tudo!
Enviar: associacaofebreamarela@hotmail.com
Mais infos: http://associacaofebreamarela.blogspot.com/
http://www.myspace.com/febre_amarela


O primeiro Ciclo a exibir são dois filmes baseados nas obras "1984" e "A Quinta dos Animais" de George Orwell. Estas são dois dos romances mais importantes do escritor inglês, onde é feita uma analogia ao sistema totalitarista através de uma visão futurista no primeiro caso, e de uma fábula no segundo. Será uma boa oportunidade de podermos visionar uma representação cinematográfica de dois dos mais importantes romances escritos de crítica aos sistemas totalitaristas, por um escritor que nunca se cansou de denunciar e lutar contra os sistemas autoritários.



"1984" 25 de Fevereiro 22h00m




"A partir duma visão futurista daquilo que seria o mundo em 1984, este filme dá-nos a imagem de uma sociedade totalitária, num mundo tripartido e em constante estado de conflito, através do olhar de um funcionário do partido no poder. O amor acaba por se tornar um acto de rebeldia e dissidência, quando Winston Smith se apaixona por um outro membro do partido, Julia, quebrando assim as regras impostas pelo partido. Esta relação acaba por levar Winston a questionar aquela sociedade, mas o olhar do BIG BROTHER é omnipresente e acaba por levá-lo a sentir na pele o que acontece a todos aqueles que quebram as regras que lhes são impostas. Um dos maiores romances de ficção científica de crítica ao totalitarismo numa adaptação ao cinema."


Realização: Michael Radford

Tempo de duração: 113 minutos

Linguagem: Inglês (legendas em português)




"A Quinta dos Animais" 4 de Março 22h00m





"Fartos de serem os joguetes do capricho humano, os animais da Manor Farm rebelam-se contra os seus proprietários, expulsando-os das suas terras e criando uma sociedade de igualdade e liberdade. Mas aquilo que poderia ser a realização de um sonho de emancipação torna-se um pesadelo quandos os porcos assumem o poder e expulsam o líder revolucionário Snowball das suas terras, manipulando a mente dos outros animais através da sua propaganda e explorando-os até aos seus limites. Napoleão torna-se assim o líder de uma sociedade que se tornou tudo menos igualitária, e onde o despostismo dos porcos é igualado, em certo ponto, ao despotismo humano. Um fábula que se tornou um dos maiores hinos críticos do regime totalitário."


Realização: John Stephenson

Tempo de duração: 91 minutos

Linguagem: Inglês (legendas em português)

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.